Pelo menos 14 caminhões parados tinham soja transgênica

Testes de transgenia realizados desde a manhã de hoje em postos de fiscalização na fronteira do Paraná com São Paulo mostraram que pelo menos 14 caminhões estão carregados com soja transgênica.

As amostras foram colhidas entre os caminhões parados no posto da Receita Estadual entre Jacarezinho (PR) e Ourinhos (SP), no Norte do Estado. Os testes ainda não foram concluídos. Os caminhões que obtiveram resultados positivos para soja transgência recebem um certificado com carimbo de retorno à origem.

Os caminhões vieram carregados de Mato Grosso e tinham como destino a cidade de Ponta Grossa. Em seguida, o produto seria exportado. Segundo a empresa proprietária dos grãos, já foi contratado um laboratório particular para fazer novos testes. Caso o resultado seja negativo, será pedida a contraprova. O governo estadual gastou US$ 4,5 mil em dez kits para realizar os testes gratuitamente nos caminhões que não traziam certificado de origem da soja.

Os testes realizados com 34 caminhões no posto de fiscalização localizado na cabeceira da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, deram negativo para soja transgênica. Todos os veículos foram liberados, a maioria em direção a Toledo.

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, disse que as verificações iniciaram pela divisa com o estado de São Paulo. Para Pessuti, a situação deve ser normalizada em dois dias.

Segundo o Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná, pelo menos 1,5 mil caminhões estariam barrados nas divisas do estado. O governo estadual, no entanto, diz que o número não passa de 300.

Voltar ao topo