Pedido formal de área livre será feito amanhã

O governo paranaense deve encaminhar amanhã ao Ministério da Agricultura o terceiro pedido de área livre de transgênicos, informou a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). As duas solicitações anteriores não foram aceitas pelo órgão federal, que exigiu maior detalhamento das medidas de fiscalização e controle adotadas pelo Estado em relação à soja. Os técnicos da Seab pretendiam finalizar o documento hoje, mas a conclusão acabou ficando para amanhã.

O Ministério da Agricultura ainda não liberou a lista dos 225 produtores do Paraná que assinaram o termo de ajuste para plantar soja transgênica, conforme solicitou o governador Roberto Requião. A alegação do Ministério é que essa declaração dos produtores está protegida por sigilo. Só que quando o governo federal começar a fiscalizar a soja, não haverá como negar as informações ao governo estadual, que atuará em conjunto na verificação das lavouras.

Segundo o Ministério da Agricultura, a fiscalização só deve começar após 9 de dezembro – prazo final para os produtores que desejarem plantar soja transgênica preencherem e enviarem o termo de ajuste. Uma reunião entre o governador Roberto Requião e o ministro Roberto Rodrigues deverá ser marcada para tentar resolver o impasse. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo