Pausas durante o expediente melhoram qualidade no trabalho

Duzentos servidores participaram nesta terça-feira (29) de um novo treinamento do programa Pausa para Qualidade, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos. O programa incentiva a adoção de hábitos e posturas saudáveis no ambiente de trabalho. Durante três horas, os servidores, que funcionam como agentes do programa em seus departamentos, puderam rever as práticas de atividades utilizadas e trocar experiências.

O Pausa para a Qualidade promove interrupções durante o expediente para que os servidores pratiquem atividades de aquecimento, alongamento e relaxamento. A pausa não ultrapassa 15 minutos e é promovida, no mínimo, duas vezes por semana, em horário escolhido pelo grupo.

Nos poucos minutos em que param de trabalhar, os servidores também participam de dinâmicas de grupo e de outras alternativas sugeridas conforme o perfil e as características do local de trabalho. Os principais benefícios dessas rápidas interrupções são fortalecimento muscular, estimulação da consciência corporal, aumento da flexibilidade, prevenção de doenças ósteo-musculares, melhora da auto-estima e do relacionamento no ambiente de trabalho, além da diminuição do estresse emocional.

Através de encontros como o desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos orienta e monitora servidores para atuar como facilitadores do programa nos locais. Atualmente, as pausas são comuns em 207 lugares, distribuídos em 65 escolas e 14 secretarias.

Só este ano, a secretaria já promoveu duas capacitações para formação de facilitadores, com a participação de 100 servidores, e quatro encontros de educação continuada, com 881 participações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.