Paul O?Neill renuncia ao cargo de secretário do Tesouro dos EUA

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul O?Neill, anunciou que renunciou ao cargo e deixará o Departamento do Tesouro nas próximas semanas.

“Foi um privilégio servir à nação durante estes tempos de desafio. Agradeço pela oportunidade”, escreveu O?Neill em carta ao presidente George W. Bush.

Enquanto isso, as especulações em torno do substituto de Paul O?Neill no Tesouro norte-americano já tomam conta dos mercados em Nova York.

Alguns citam o vice-secretário John Taylor, o qual já foi cotado para ocupar algum cargo no Fed; e o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Lindsey.

Comenta-se também sobre a possibilidade de o cargo ser ocupado pelo presidente da Bolsa de Nova York, Richard Grasso.

Mais tarde, o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Lindsey, também renunciou ao cargo. A renúncia foi anunciada momentos depois da notícia sobre a saída do secretário do Tesouro dos EUA, Paul O?Neill.

As mudanças na equipe econômica do governo George W. Bush ocorrem em um momento em que crescem as preocupações da Casa Branca de que o ritmo apático da economia poderá gerar um problema político para a campanha de Bush pela reeleição.

Hoje, o Departamento do Trabalho informou que a taxa de desemprego nos EUA atingiu 6%, o nível mais elevado em quase nove anos.

Voltar ao topo