programa que mudou a realidade das escolas estaduais do Paraná e está garantindo mais tranqüilidade à comunidade escolar completa três anos. A Patrulha Escolar Comunitária (PEC) chega ao terceiro aniversário atendendo a 65,5% dos alunos da rede pública estadual de ensino – 50,4% das 2.097 escolas estaduais são atendidas pelo programa, que está presente em 65 municípios. Nesta quinta-feira (1º) aconteceu a troca da coordenação operacional da PEC. O major Loemir Mattos de Souza assumiu a função no lugar do capitão Vanderley Rothemburg.
?Nosso principal objetivo é fazer com que o programa permaneça atuando na prevenção da criminalidade nas escolas e no entorno. Também vamos implementar avanços, com o envolvimento de setores da sociedade como os religiosos no nosso projeto?, disse o major Mattos. De acordo com o tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Patrulha Escolar Comunitária, o capitão Rothemburg foi responsável por um trabalho que proporcionou paz e tranqüilidade às escolas. ?Ele elevou a Patrulha Escolar e fez o programa ser referência nacional?, afirmou. Na opinião do capitão Rothemburg, a parceria entre a Polícia Militar, as escolas e a comunidade resultou no sucesso do projeto.
O projeto da Patrulha Escolar Comunitária foi lançado oficialmente em fevereiro de 2004. Inicialmente, apenas Londrina e os municípios da Região Metropolitana de Curitiba eram atendidos. Na primeira expansão, no final de 2004, foram integradas ao programa escolas de mais nove municípios ? Maringá, Cambé, Ibiporã, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Sarandi, Carambeí e Cascavel.
A segunda expansão deu-se com o atendimento às escolas públicas estaduais de 38 municípios do interior do Paraná. Hoje a Patrulha Escolar Comunitária atende a Curitiba, 16 municípios da Região Metropolitana e outros 48 do interior do Estado. Em Curitiba são 165 escolas beneficiadas. Na Região Metropolitana, são 178 as escolas que integram o projeto e, no interior, outros 714 estabelecimentos de ensino. Do total de 2.097 escolas da rede pública estadual, 1.057 contam com a PEC.


