Patrulha Escolar é implantada no litoral do Estado

O governador Roberto Requião implantou, nesta sexta-feira (26), a Patrulha Escolar Comunitária no litoral do estado. Veículos foram entregues em Pontal do Paraná e vão reforçar a segurança de 47 mil alunos também nos municípios de Paranaguá, Matinhos e Guaratuba. ?O policial que trabalha na Patrulha Escolar é um companheiro e amigo dos alunos, pais e professores. Ele usa o diálogo para resolver o problema de segurança das escolas?, declarou Requião, ao apresentar os soldados da Polícia Militar que atenderam a comunidade escolar do litoral.

Junto com a entrega das novas viaturas que marcam a segunda fase de expansão do programa, o governador entregou também 16 coletes balísticos e quatro rádios comunicadores portáteis HT, que servirão para auxiliar o trabalho dos policiais, ao redor das escolas. ?A partir de agora a realidade da segurança no litoral vai mudar, porque a Patrulha Escolar Comunitária representa uma nova filosofia de policiamento?, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

O secretário também comentou que foram contratados, nos últimos três anos, 3.500 policiais e adquiridos mais de 3.500 veículos para equipar as polícias Civil e Militar. ?Também investimos no nosso maior patrimônio, que são os policiais. Todos passam por cursos de aperfeiçoamento e treinamento em nossas academias?, disse.

Alunos

Dos quatro veículos entregues, dois são para Paranaguá, onde a Patrulha Escolar reforçará a segurança de mais de 36 mil alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino. As outras duas viaturas irão atender os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, onde atualmente estudam cerca de 11 mil alunos na rede estadual de ensino.

Atualmente mais de 500 mil alunos da rede pública de ensino no Paraná já são atendidos pelo programa Patrulha Escolar, do Governo do Estado. Ao todo, já são 200 mil estudantes em Curitiba, 125 mil na região metropolitana e outros 200 mil no interior do estado. Além de Curitiba, há 17 cidades da Região Metropolitana de Curitiba que possuem a Patrulha Escolar e outros 21 municípios que também são atendidos pelo programa no interior do Estado.

Homenagem

Os alunos da Escola Estadual Maria Helena entregaram ao governador uma cesta com cartas cumprimentando Requião. ?As reformas na escola serão reiniciadas em breve?, disse o governador, que também assistiu a uma apresentação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Especial Ilha do Saber.

A entrega aconteceu no município de Pontal do Paraná e também contou com a presença do coordenador estadual da Patrulha Escolar, capitão Vanderley Rothenburg, comandantes de cada região e outras autoridades.

Voltar ao topo