Pato Branco vai atender 75% da população com esgoto tratado

Até o final do ano, Pato Branco terá dobrado a capacidade de tratamento do sistema de esgoto sanitário. As obras, que fazem parte dos investimentos autorizados pelo governador Roberto Requião em setembro do ano passado, seguem em ritmo acelerado. A Sanepar está investindo mais de R$ 4,1 milhões na ampliação da ETE (estação de tratamento de esgotos) e das redes coletoras da cidade. O Governo do Estado assumiu o compromisso de elevar o índice de atendimento da população urbana de 69% para 75% até o final deste ano.

Com recursos da Caixa/FGTS, a ETE Rio Ligeiro vai receber incremento de 100% na sua capacidade de tratamento. Dos atuais 80 litros por segundo, a unidade passará a tratar 160 litros por segundo, até dezembro deste ano.

Para efetuar a ampliação e as necessárias melhorias na ETE, está sendo implantado mais um módulo de tratamento, composto por um Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado, por elevatórias e leitos de secagem. Para tornar mais eficiente e atender aos critérios da nova legislação ambiental, a Sanepar está instalando na unidade tratadora um filtro biológico e um sistema de pós-tratamento.

O gerente da Unidade de Projetos e Obras Sudoeste da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que ?além de adequar a ETE às novas leis ambientais, a nova estrutura vai eliminar os odores provenientes do processo de tratamento convencional?.

A ampliação do sistema de esgoto de Pato Branco não se restringe à unidade de tratamento. A Sanepar está ampliando também as redes de coleta do esgoto da cidade. São mais 23,6 mil metros de redes e de interceptores, que vão transportar o esgoto de 990 novas ligações nos bairros Novo Horizonte e Bortot. Todo o esgoto coletado na cidade da cidade recebe tratamento. ?A Sanepar vai manter o índice de 100% na coleta e tratamento de Pato Branco?, afirma.

As obras, além da melhoria da qualidade de vida da população e do benefício ambiental, estão gerando na cidade cerca de 570 empregos, entre diretos e indiretos.

Voltar ao topo