A participação da Varig no mercado doméstico de passageiros caiu para apenas 14,4% do fluxo total em maio (passageiros km pagos transportados), com queda de 32,6% em relação a igual mês de 2005, segundo dados divulgados hoje pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). Em maio do ano passado, o grupo Varig participava com 26,52% do mercado. Entre as grandes companhias aéreas a Varig foi a única que apresentou queda num mês em que o fluxo de passageiros registrou aumento de 24,3%.

continua após a publicidade

Com isso, a TAM e a Gol ampliaram ainda mais as suas participações no mercado, com a TAM respondendo por 45,6% dos passageiros transportados (42,7% em maio de 2005) e a Gol subindo para 33,6% (27,2% em maio de 2005).

Em termos relativos, porém, as novatas BRA e OceanAir registraram maior aumento, com acréscimos de 249,7% e 158,2%, respectivamente. Com isso, a BRA passou a ter uma participação de 3,54% no mercado (1,26% em maio de 2005) e a OceanAir de 0 76% (0,36% em maio de 2005). Outras 13 empresas disputam o mercado doméstico de transporte de passageiros, mas todas têm participações inferiores a 1%, conforme os dados do DAC.

Internacional

continua após a publicidade

No mercado internacional de passageiros aéreos a Varig registrou queda de 29,3% em maio em relação a maio de 2005. Com isso a participação da empresa aérea nesse segmento caiu para 66,5% ante os 79,2% que computava há um ano. O mercado como um todo, segundo o DAC, registrou queda de 15,8% no movimento de maio em relação a maio do ano passado.

Nesse número, porém, não são incluídas as empresas internacionais que fazem serviço aéreo para o Brasil, como a American Airlines, United Airlines, Air France ou TAP. Os dados referentes a essas companhias são computados com defasagem de vários meses pelo DAC, órgão que está sendo substituído em sua função de regulador e controlador do fluxo aéreo no País pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essas empresas já respondem por mais de metade do mercado brasileiro de vôos internacionais.

continua após a publicidade

Assim como no mercado doméstico, a TAM e a Gol conseguiram capturar parte do mercado perdido pela Varig. A TAM registrou acréscimo no movimento de 45,8%, com a sua participação nesse segmento do mercado subindo para 28,6%, com aumento de mais de 12 pontos porcentuais em relação aos 16,5% registrados em maio de 2005. A Gol aumentou o número de passageiros transportados em 105%, com a sua participação subindo de 1,84% para 4,47%, pelos dados do DAC. Além das três maiores, há ainda três outras companhias que atuam nesse mercado (BRA, Meta e TAF), mas todas com participações inferiores a 1% do total.