Parreira afirma que futebol de qualidade aparecerá nas oitavas

Alexander Joe/AFP

O técnico brasileiro da África do Sul, Carlos Alberto Parreira, recusou-se nesta terça-feira a criticar a qualidade das partidas disputadas na Copa do Mundo até agora, afirmando que “um Mundial começa a partir das oitavas de final”.

“É muito cedo para se ter uma ideia da qualidade desta Copa do Mundo. Eu nunca vi os times jogando com qualidade no ínício. Para todas as equipes, as pequenas e as grandes, há muita tensão nas primeiras partidas”, explicou Parreira, que é pela sexta vez técnico em uma Copa do Mundo.

“A verdadeira Copa do Mundo começa a partir das oitavas de final, quando sobram dezeseis equipes”, afirmou, acrescentando que “quanto mais a competição progredir, melhor será a qualidade de jogo”.

O treinador dos “Bafana Bafana” aproveitou para dizer que sua equipe precisará arriscar na partida contra o Paraguai na quarta-feira, para conquistar três valiosos pontos após o empate da estreia.

“Esta será uma partida gigantesca para as duas equipes, porque o Grupo A está muito apertado e é o mais duro da primeira fase do meu ponto de vista”, declarou Parreira.

“Para nos classificarmos, teremos que ganhar pelo menos uma das partidas que nos restam. Ao mesmo tempo, os times que perderem a segunda partida não serão eliminados e ainda podem se classificar na terceira”, explicou o técnico.

Segundo Parreira, o Uruguai é um time “firme na defesa, com três meio-campos que teremos que pressionar, enquanto tem um ataque impressionante com dois jogadores (Diego Forlán e Luis Suárez) que jogam em dois grandes clubes europeus”, o Atlético de Madrid e o Ajax de Amsterdã, respectivamente.

Portanto, a África do Sul “terá que se ocupar especialmente de Forlán, porque é um grande jogador que está num bom momento e, como não podemos esperar erros dos uruguaios, teremos que arriscar, porque se nos dermos por satisfeitos com três empates, não nos classificaremos”, explicou.

O Grupo A é formado pela África do Sul, Uruguai, França e México. Todos as seleções têm um ponto, após terem empatado na primeira partida.