Parque Barigui, em Curitiba, será ponto de observação do cometa McNaught

Um telescópio instalado no Parque Barigui permitirá que as pessoas observem o cometa McNaught que, pela primeira vez, está de passagem pela Terra. O cometa se tornou visível no céu do hemisfério sul na segunda-feira (15) e permanecerá visível até o fim deste mês. Além de visualização com o equipamento, quem passar pelo parque poderá receber orientações sobre o corpo celeste de especialistas.

A oportunidade de ver e aprender sobre o cometa é uma parceria entre a prefeitura de Curitiba e o professor da Universidade Federal do Paraná e doutor em astronomia, Germano Bruno Afonso. Todas as noites, a partir das 20 horas, uma equipe de especialistas estará no parque para orientar gratuitamente os interessados.

Mesmo sendo considerado o mais brilhante dos cometas a passar pela Terra nos últimos 30 anos o McNaught só poderá ser visto com o auxílio de telescópio, ao nascer e no pôr do sol. Nestes períodos ele será visível no horizonte à esquerda do sol. A partir do dia 25 o cometa poderá ser visto a olho nu, em todo o hemisfério sul, porém com menor brilho.

O McNaught foi descoberto no ano passado pelo astrônomo australiano Rob McNaught ao desenvolver um estudo para identificar os objetos em órbita mais próximos da Terra, os chamados NEO (Near Earth Object).

O telescópio é um dos aparelhos do planetário móvel que está percorrendo as escolas municipais nos fins de semana, dentro da programação do Comunidade Escola, programa da prefeitura que mantém abertas as escolas aos sábados e domingos, mesmo neste período de férias. Para saber em quais escolas o planetário ficará disponível basta acessar o site www.curitiba.pr.gov.br , clicar no ícone Comunidade Escola e verificar a programação das escolas, que é alterada semanalmente.

Voltar ao topo