Parque Ambiental Aníbal Khury será exemplo de preservação ambiental

A população da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) terá em breve mais uma opção de lazer e de contato com a natureza: o Parque Ambiental Aníbal Khury, localizado em Almirante Tamandaré, e que está em fase de planejamento. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (31) durante a reunião semanal da Escola de Governo pelo secretário de Estado de Turismo, Celso Caron, e pela coordenadora de projetos da Ecoparaná ? serviço social autônomo vinculado à Secretaria ?, Michelle Poitezin. ?Este é um projeto idealizado pelo governador Roberto Requião que promoverá lazer e preservação ambiental na RMC?, definiu Caron.

Segundo a arquiteta Michelle, a Ecoparaná é responsável pelo desenvolvimento do projeto do novo parque, que será construído numa área de 220 hectares que foi desapropriada recentemente e que fica a dez quilômetros do centro de Curitiba. ?A proposta é beneficiar estudantes da rede pública e particular e toda a população da Região Metropolitana, além de conservar a natureza e proteger os recursos hídricos da região?, ressaltou.

Os aspectos ambientais, de acordo com a coordenadora de projetos da Ecoparaná, têm sido uma das maiores preocupações da equipe envolvida no projeto. Como a maior parte do parque estará localizada na região do Aqüífero Karst, foi realizado um estudo para verificar as áreas em que o solo é mais resistente, onde serão feitas as construções. Nessa etapa, a Secretaria contou com o auxílio de técnicos da Mineropar.

A preocupação ambiental também está nas construções e mobiliários do parque. Serão usadas, por exemplo, ?telhas ecológicas? que são 100% recicláveis, além da concretagem das baias localizadas no centro hípico para evitar que os dejetos dos animais entrem em contato direto com o solo.

Um outro aspecto importante é a relocação das famílias que vivem no local onde será instalado o parque. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está elaborando projetos para a transferência dessas pessoas para uma área próxima. Na primeira fase serão preparados 86 lotes. Num segundo momento, serão 79 lotes.

Voltar ao topo