A sessão de constituição do Parlamento do Mercosul será realizada hoje (14), às 10 horas, no plenário do Senado. A criação do Parlamento do Mercosul foi estabelecida pelo Conselho do Mercado Comum em 2004. Em dezembro de 2005, foi aprovado o Protocolo Constitutivo, que estabeleceu o prazo limite de 31 de dezembro de 2006 para a instalação do órgão.

continua após a publicidade

Nesta primeira etapa, cada parlamento nacional indicará 18 congressistas. Na segunda etapa, cujo início está previsto para 2010, os parlamentares do Mercosul serão eleitos por voto direto, universal e secreto.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Parlamento do Mercosul contribuirá para consolidar a integração sul-americana e fomentar a cooperação regional. Caberá ao parlamento estabelecer mecanismos que facilitem a incorporação das normas do bloco às legislações dos países.

Na cerimônia de hoje, está prevista a presença do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, de parlamentares e outras autoridades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

continua após a publicidade

A solenidade será conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e coordenada pelo presidente temporário da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM), senador Sérgio Zambiasi.