Parlamentares e sociedade civil discutem TV Digital na Câmara

As estratégias para ampliar a participação da sociedade civil no debate sobre TV digital serão discutidas hoje (21), às 17 horas, durante reunião na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O encontro vai reunir parlamentares e representantes de entidades ligadas à área de comunicação. "A gente quer discutir as potencialidades da TV digital e a quem ela vai servir", explica Jonas Valente, integrante do coletivo de comunicação Intervozes.

O governo deve definir em um mês o modelo de TV digital a ser adotado no Brasil. Por meio dele, a televisão poderá se tornar mais interativa. Mas a participação da sociedade civil no debate sobre a nova tecnologia vem sendo cobrada por deputados e organização não-governamentais.

Em manifesto divulgado há duas semanas, integrantes da campanha "Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania", da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pediram mais transparência sobre o modelo de concessão de canais e a adoção de um código de ética da programação, além da criação de um conselho gestor, formado pela sociedade civil, governo e profissionais da área.

Entre as entidades que participam hoje do debate na Câmara estão: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), coletivo de comunicação Intervozes, Rede Cris Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre outras.

Voltar ao topo