A parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a população é uma das principais marcas do primeiro ano da gestão Richa para garantir a pavimentação das ruas da cidade. E a aprovação dos moradores consolida a proposta que já está presente em todas as regionais. Junto com o novo sistema que acelera a pavimentação das ruas, a Secretaria de Obras constrói equipamentos de saúde e educação, faz reformas importantes e realiza obras de saneamento que vão mudar e melhorar a vida da população.

continua após a publicidade

É o que vai acontecer no conjunto Moradias Guaraqueçaba. A Prefeitura está realizando uma intervenção no rio Ponta Grossa, onde o córrego que passa próximo ao conjunto habitacional causa alagamentos freqüentes na região. Uma canalização especial está sendo construída na passagem do rio, embaixo da linha férrea que corta o bairro.

Quanto às parcerias, ruas de saibro estão sendo pavimentadas ou revitalizadas. Os moradores que têm saibro na rua onde moram, garantem parte do material ? tubos para as obras de drenagem, brita e meio fio ? e a Prefeitura oferece toda a parte técnica, a mão-de-obra e a capa asfáltica, material que é produzido na Usina de Asfalto da própria Prefeitura que, para atender a todos, acaba de ser reformada.

Entre as dezenas de obras importantes está a Unidade de Saúde Pinheirinho que funcionará 24 horas e vai melhorar também o atendimento para quem usa as unidades do Sitio Cercado e da Fazendinha, já que parte dos pacientes dessas duas unidades poderá ser atendida na nova US 24 H. As obras, paralisadas desde março de 2003 foram retomadas neste ano.

continua após a publicidade

Do lado da nova Unidade de Saúde, que fica perto da Rua da Cidadania, está outra obra relevante, a Escola Especial do Pinheirinho, a primeira de Curitiba projetada e construída especialmente para atender alunos portadores de necessidades especiais. A escola de 3,6 mil metros quadrados está dentro dos moldes mais avançados de construção, respeitando a legislação federal e as normas da vigilância sanitária.

O prédio onde funcionou a Capela do Colégio Santa Maria se transforma no espaço que será utilizado pela Camerata Antiqua de Curitiba. Localizada no centro da cidade, a restauração e adaptação estão sendo possíveis porque pelo menos 30 empreendedores adquiriram cotas da transferência de potencial construtivo, mecanismo que permite a recuperação de Unidades de Interesse Especial de Preservação (UIEP).

continua após a publicidade