Parceria permitirá dar assistência a 80 mil crianças no oeste do PR

Uma parceria firmada entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Itaipu Binacional e representantes de 28 prefeituras de municípios do Paraná vai melhorar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento de 80 mil crianças e suas famílias na região oeste do estado.

Trata-se do projeto Criança e Desenvolvimento Integral que já está capacitando 3.100 agentes comunitários de saúde, líderes da Pastoral da Criança e professores de creches e pré-escolas que irão repassar às famílias de baixa renda informações sobre os cuidados necessários para o bom desenvolvimento da criança, desde a gestação até os 6 anos, período fundamental no aprendizado infantil.

?Estudos comprovam que, quanto mais cedo a criança recebe atenção, melhor é seu desempenho na escola. Elas têm menos problemas de saúde e, quando adultos, têm melhores condições de vida?, disse o oficial de projetos do Unicef, Halim Girade.

Para o trabalho, será utilizado o kit Família Brasileira Fortalecida. Composto por cinco álbuns, o material traduz em mensagens simples, objetivas e ilustradas os mais avançados conhecimentos científicos sobre a primeira infância e o desenvolvimento do cérebro nos seis primeiros anos de vida das crianças.

Questões de saúde, nutrição, aprendizado psicossocial e necessidades de proteção estão sendo abordadas.Os livros foram desenvolvidos por especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Pastoral da Criança.

Além de apresentar o conteúdo dos álbuns, os agentes comunitários vão aplicar questionários e acompanhar, no local, todas as etapas de aplicação dos kits. a meta do projeto é diminuir a mortalidade infantil, incentivar a higiene pessoal e reduzir os índices de evasão escolar.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que na região da tríplice fronteira (Brasil ? Paraguai ? Argentina) cerca de 125,4 mil crianças entre zero e 6 anos vivem no lado brasileiro. Destas, 43% em idade pré-escolar estão fora da escola. Além disso, cerca de 3,5 mil são vítimas de exploração sexual comercial, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Com o projeto Criança e Desenvolvimento Integral, os organizadores pretendem combater as causas que levam à prática dessa violência. Para a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Gleisi Hoffmam, é na família que se determina o destino de uma criança. “O projeto é maravilhoso e com certeza será importante para mudar a realidade da região?, comentou.

Voltar ao topo