Parceria fortalece sistema estadual de rastreabilidade dos bovídeos

O Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná ? Fundepec/PR – entregou, nesta quarta-feira (25), 125 leitores de código de barras para uso no Programa de Rastreabilidade dos Bovídeos executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O material foi entregue oficialmente ao diretor geral da SEAB, Newton Pohl Ribas, pelo presidente da entidade, Antonio Poloni.

Os equipamentos serão usados para a leitura do Documento de Identificação Animal (DIA), que é o documento básico individual de bovídeos rastreados e que estão inseridos no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina ? SISBOV.

Os leitores óticos foram fornecidos pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná ? FAEP, Associação Paranaense de Suinocultores ? APS, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná e Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado do Paraná ? Sindicarne.

O repasse faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas em parceria pelas entidades que integram o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária ? Conesa, e o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná ? Fundepec/PR, que além dos equipamentos, também repassaram ao Programa Estadual de Rastreabilidade dos Bovídeos um microcomputador completo e uma impressora modelo laser.

Na mesma linha de parceria desenvolvido pelo Conesa, estão sendo trabalhadas parcerias entre Sindicatos, Cooperativas e Prefeituras Municipais, visando a cessão de 34 auxiliares administrativos para as Unidades Veterinárias da Secretaria da Agricultura localizadas no interior do Paraná.

O Programa de Rastreabailidade e Certificação de Bovídeos e Bubalinos tem por finalidade manter o acompanhamento de identificação individual dos animais, desde seu nascimento na fazenda até o abate, no frigorífico. Através da rastreabilidade pode-se conhecer e registrar dados sobre a espécie, sexo, raça, data de nascimento, filiação, sistema de criação e alimentação, além de vacinações e exames realizados.

Este sistema de identificação individual de bovinos e bubalinos, será único em todo o país, e obrigatório a partir de dezembro de 2005. Os animais vão ser identificados apenas uma vez na vida, com um código emitido pelo Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (por meio do duplo brinco).

Para participar do Programa de Rastreabilidade Oficial do Paraná o pecuarista deve fazer sua inscrição na Unidade Veterinária da SEAB/DDSA, onde sua propriedade estiver cadastrada, levando como documentos, fotocópias do RG, CPF, ou CNPJ, Incra e ITR, além da relação atualizada dos animais da propriedade.

Voltar ao topo