Parceria entre Sanepar e prefeitura de Piraquara cria agenda ambiental

A Sanepar e a prefeitura de Piraquara fecharam, nesta sexta-feira, acordo para a formação de uma agenda ambiental comum. Com a constituição da agenda ficará mais fácil a viabilização de recursos do governo Federal para a execução de projetos e programas ligados à área de educação ambiental. Pelo acordo, a agenda envolverá os municípios das áreas de manancial, a Companhia e os governos do Estado e Federal.

No encontro, que contou com a presença do prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge (Gabão) Samaha, do diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, e da diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, foi definido que Piraquara servirá como exemplo de município educador sustentável. "Através dessas parcerias, Piraquara poderá viabilizar a formação permanente dos cidadãos da região, construindo condições, espaços e processos que caminhem rumo à sustentabilidade socio-ambiental", comentou Sorrentino.

Gabão e a diretora de Meio Ambiente da Sanepar já agendaram uma reunião, para a próxima semana, para discutir os projetos que constituirão a agenda ambiental comum. "Já temos cerca de dez itens para serem discutidos e apresentados aos outros prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba e que fazem parte de áreas de manancial", adiantou Maria Arlete.

Entre os projetos apontados pela diretora estão a criação do Conselho de Meio Ambiente de Piraquara, de programas sociais que envolvam os carrinheiros de material reciclável, a participação do município nas ações de educação ambiental do programa Mananciais da Serra e a criação de um projeto para o reaproveitamento da floresta metropolitana. 

Voltar ao topo