Parceria entre Curitiba e Pinhais recupera área degradada

As pessoas que moram no limite entre Curitiba e Pinhais são os principais beneficiados pelas obras de recuperação da área na Vila Tarumã, às margens do rio Atuba. O trabalho, já quase pronto, foi feito em parceria pelos dois municípios. A Prefeitura de Curitiba fez a dragagem, o alargamento do rio e a melhoria na malha viária. Pinhais construiu uma nova ponte, interligando as duas cidades.

“A obra mudou o desenho urbano da região e vai oferecer mais segurança e qualidade de vida para os moradores do local”, disse o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, José Antônio Zem. 

O trabalho executado pela Secretaria de Obras de Curitiba, de alargamento e aprofundamento do rio, melhorou a vazão da água, diminuindo o risco de transbordamento. Mesmo antes das obras terminarem a população já se sente beneficiada.

Após este trabalho, foi iniciada a construção da nova ponte, que fica no prolongamento da rua Guilherme Weiss e tem 21 metros de comprimento. A estrutura substitui a ponte antiga, que tinha a metade do comprimento e da largura.

A anterior só permitia a passagem de um carro de cada vez. A nova tem dois sentidos de tráfego, o que facilitará a viagem entre Curitiba e o sul de Pinhais. Além disso, a nova ponte na Guilherme Weiss permitirá aos motoristas desviarem o tráfego intenso da ponte na avenida Victor Ferreira do Amaral.

No lado de Curitiba, as melhorias incluíram a construção de uma nova rótula na rua Paulo Kissula, para organizar o trânsito. “Não dá nem para acreditar em tudo o que foi feito. As obras acabaram com o problema de transito da região e melhorou nossas vidas”, contou o motorista José Aparecido Cardoso.

Voltar ao topo