Parcelamento de dívida ativa já pode ser feito pela internet

A Prefeitura de Curitiba está colocando à disposição dos cidadãos mais um importante serviço pela internet. A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes com débito inscrito em dívida ativa poderão encaminhar solução para o caso pelo computador, sem sair de casa ou do escritório. Todas as informações sobre o débito estarão disponíveis na internet.

Os contribuintes com débitos ainda sem cobrança judicial podem não só obter o valor total da dívida, mas também simular as opções de parcelamento, obtendo o valor de cada parcela, já corrigido. Assim que preencher os dados e confirmar a opção pelo número de parcelas, o contribuinte obterá a DAM (Documento de Arrecadação Municipal) e poderá pagar diretamente na agência bancária.

“A DAM poderá ser retirada na internet todo mês, até o final do pagamento”, explica o procurador fiscal do município, Paulo Vinício Fortes Filho. “Com este sistema, o contribuinte não precisa mais ficar na fila, para tratar pessoalmente de seus interesses”, afirma Fortes. Normalmente, a fila para tratar de débito em dívida ativa é composta por até 300 pessoas por dia.

Para acessar o serviço basta entrar no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e clicar na sessão de consultas rápidas, na opção serviços – que abre para vários itens, entre eles o parcelamento do débito em dívida ativa. Uma vez aberta a página do serviço o contribuinte entre com o número da indicação fiscal (se o débito em atraso for com IPTU), ou inscrição municipal (caso de dívidas com ISS) ou inscrição de eventuais (para outros débitos).

O contribuinte que já fez o parcelamento também será beneficiado pelo sistema, pois pode obter a DAM das demais parcelas, ainda pagas, pela internet. O documento já será emitido com a atualização dos valores, evitando que tenha de esperar que os cálculos sejam feitos na agência bancária.

Voltar ao topo