Parapan-americano se realiza pela primeira vez na mesma cidade do Pan

Brasília – Pela primeira vez, os Jogos Parapan-Americanos vão se realizar na mesma cidade e apenas 14 dias após o encerramento do Pan Americano. As adaptações necessárias para que isso ocorra já estão sendo feitas, com o apoio do Ministério do Esporte. Foram disponibilizados R$ 60 milhões para adequar aos portadores de deficiência as quadras esportivas, transportes, hospedagem, banheiros e arquibancadas do Parapan-Americano Rio 2007.

De acordo com o secretário especial do Pan e do Parapan 2007 do Ministério do Esporte, Ricardo Leyer, a proximidade da data de realização de cada um dos eventos permite que os 1.300 atletas que vão participar do Parapan desfrutem os mesmos benefícios que os atletas do Pan. Para ele, o trabalho realizado no Brasil é um exemplo de inclusão social.

?Quando você realiza um evento como o Parapan, simultâneo ao Pan-americano em um fato inédito, onde será propiciado ao para-atleta, transporte, hospedagem e alimentação semelhante ao do atleta olímpico você está sinalizando o tratamento igual. Nós estamos mostrando a todos os países das Américas a importância que o Brasil dá a inclusão das pessoas com deficiência?, afirmou.

Misael Conrado é deficiente visual e joga futebol de cinco, uma versão do esporte adaptada para os portadores da deficiência. Os atletas ainda passam por eliminatórias para disputar o Parapan, mas Misael afirma que se conseguir chegar lá será uma grande vitória.

?Acredito que o Parapan do ano que vem será mais importante que todos os outros, principalmente por ser realizado no Brasil. Para nós é uma responsabilidade maior, vai ser um marco para o esporte brasileiro, será um dos maiores eventos realizados no país. Estamos conscientes da nossa responsabilidade e, sem dúvida, vou fazer o máximo para coroar essa conquista trazida pelos nossos dirigentes?, disse.

O Pan Americano Rio 2007 se realiza de 13 a 29 de julho e, logo em seguida, de 12 a 19 de agosto, será a vez do Parapan-americano. Os resultados obtidos na competição vão classificar os para-atletas para a Olimpíada de Pequim. Mais informações sobre o Pan e o Parapan-americano podem ser obtidas na páguina do Ministério do Esporte na internet: www.esporte.gov.br.

Voltar ao topo