Paranaguá em discussão

Os problemas verificados no decorrer das últimas semanas no Porto de Paranaguá, no litoral do Estado, deram origem a uma audiência pública, organizada pela Comissão Permanente de Fiscalização da Assembléia Legislativa do Paraná, no Plenário da própria AL, em Curitiba. O evento se estendeu por todo o dia de hoje e contou com a participação de autoridades nacionais que representam os setores da indústria, agroindústria e do segmento portuário como um todo.

Durante a manhã, os presentes ouviram o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), responsável pela regulamentação e fiscalização da infra-estrutura portuária, Carlos Alberto Wanderley Nóbrega, que começou seu discurso criticando a falta de investimentos no porto em 2003.

Nóbrega citou pontos de um relatório de fiscalização realizado pela ANTAQ dentro do porto e comentou que a administração do lugar terá vinte dias para apresentar esclarecimentos e propostas de melhoria. Um dos principais problemas apontados foi quanto a dragagem. Segundo o diretor geral, a monitoração da profundidade do canal de acesso ao porto deveria ser constante para evitar que navios encalhem e que o escoamento de mercadorias seja prejudicado. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo