Paranaense é premiado no 25º Prêmio Moinho Santista Juventude

O jovem pesquisador paranaense, Adriel Ferreira da Fonseca, natural de Londrina, acaba de ser contemplado com o 25º Prêmio Moinho Santista Juventude, na categoria Desenvolvimento Sustentável. Além de Adriel, Paulo Nogueira Neto foi contemplado também na categoria Desenvolvimento Sustentável e Francisco Mauro Salzano, na categoria Genética, com o Prêmio Moinho Santista. Anamaria Aranha Camargo foi a contemplada com o Prêmio Moinho Santista Juventude na categoria Genética.

Os nomes foram anunciados hoje, dia 06 de agosto, durante sessão solene realizada no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de São Paulo. A escolha coube ao Grande Júri formado por representantes de institutos e entidades científicas, além de reitores das principais universidades brasileiras. Adriel da Fonseca foi agraciado pelo trabalho realizado para utilização de efluente de esgoto tratado na irrigação de plantas, como alternativa à preservação dos cursos d’água e da melhoria da qualidade ambiental.

Instituído há 49 anos, o Prêmio Moinho Santista é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual brasileira. Desde sua criação, já homenageou mais de 130 personalidades consagradas de diversas áreas das artes, letras e ciências, como Carlos Chagas Filho, Aziz Nacib Ab?Saber, Jorge Amado, Miguel Reale, Raquel de Queiroz, Paulo Autran, Maria Bonomi, Oscar Niemeyer, Hilda Hilst, entre outros. O Prêmio Moinho Santista Juventude teve início em 1980, com o objetivo de identificar e valorizar jovens talentos com até 35 anos, como forma de incentivá-los no aprofundamento das grandes questões relacionadas ao conhecimento humano. Este ano os prêmios têm como foco as Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde.

Além da outorga de medalhas de Ouro e Prata, os contemplados recebem diplomas em pergaminho e prêmio em dinheiro: R$ 70 mil para o homenageado com o Prêmio Moinho Santista e R$ 30 mil para o agraciado na categoria Juventude. A entrega será no dia 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia presidida pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidente honorário da Fundação Bunge.

Voltar ao topo