Redundância

Zoo registra caso raro de cascavel de duas cabeças na cidade de Cascavel

Os funcionários do Parque Municipal Danilo Galafassi, também conhecido como Zoológico Municipal de Cascavel, no Oeste do Paraná, foram pegos de surpresa na última sexta-feira (2), quando uma cobra da mesma espécie que batiza a cidade nasceu, de uma ninhada de 17 filhotes, com duas cabeças.

Segundo o veterinário Ilair Dettoni, que trabalha no local, o fenômeno, que ocorre devido a uma deformação congênita, é relativamente raro.

“Há poucos relatos de casos dessa natureza e é a primeira vez que acontece no zoológico de Cascavel”, conta.

O sexo da cobra não foi confirmado, já que se trata de um filhote – e a maturação sexual demanda certo tempo.

Por enquanto, não dá pra saber se o réptil conseguirá levar uma vida normal, uma vez que as cobras demoram alguns dias para começar a se alimentar. Dettoni conta que as cabeças têm movimentos independentes, mas que ainda serão feitos exames, como um tomografia computadorizada, para tentar compreender até que ponto elas dividem órgãos e o que aconteceu no organismo do animal.

Dettoni pensa, porém, que a tendência seja sacrificar o animal, mas que ainda não consegue afirmar com certeza o que será feito. “Primeiro temos que observar a cobra e aprender com ela antes de tomarmos os próximos passos”, esclarece.

Mesmo que a cascavel sobreviva, o veterinário acredita ela não será colocada em exposição junto das outras cobras do zoológico, para que os visitantes possam observá-la. “Não é de bom gosto fazermos esse tipo de exposição”, opina.

Colaborou: Mariana Balan.