Promessa

Zaki Akel Sobrinho assume como novo reitor da UFPR

Na última quinta-feira, Zaki Akel Sobrinho assumiu o cargo de reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Ministério da Educação, em Brasília. Ontem, o novo reitor falou sobre as mudanças que fará na instituição, seu plano de gestão até 2012 – ano em que a UFPR completa 100 anos – e também sobre a responsabilidade de ser o reitor que estará à frente da instituição em seu centenário.

Dentre as prioridades de seu mandato, Akel destaca o investimento na gestão de pessoas. “Teremos projetos para estudantes e programas de assistência estudantil sólidos. Além disso, investimentos na saúde, alimentação, moradia estudantil e em melhorias nas condições de trabalho dos servidores”, explicou.

Quando questionado sobre os investimentos na área de graduação, Akel diz que 2009 será o ano de concentração de esforços. “Temos que melhorar ainda mais os indicadores de graduação na UFPR. Pretendemos implantar bolsas acadêmicas integrais para beneficiar os alunos menos favorecidos”, adiantou.

Em uma pesquisa realizada entre os alunos da UFPR, a carência de laboratórios e problemas nos já existentes foram os itens mais lembrados. “Através dos recursos do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e do aumento do orçamento da UFPR pretendemos investir, no próximo ano, em laboratórios e novos materiais didáticos para a UFPR”, prometeu.

Em uma avaliação feita por Akel sobre os maiores ganhos da UFPR nos últimos 96 anos, o novo reitor afirma que a instituição sempre foi inovadora. “Acredito que a UFPR sempre esteve um passo à frente. Somos uma universidade preocupada com a transformação social. Tenho certeza que a interação da universidade com a sociedade só nos trará resultados positivos”, avaliou.

O comando da instituição ao completar um século, para o novo reitor, é uma responsabilidade maior. “Terei o privilégio e a responsabilidade de conduzir a UFPR em seus 100 anos. Acredito que somos uma instituição jovem, ativa e viva no Paraná”, disse o novo reitor.

Graduado em administração pela UFPR, Zaki Akel atua como professor da instituição desde 1984. Já exerceu, dentre outros cargos na universidade, o de pró-reitor de Planejamento e de diretor do Setor de Ciências Sociais e Aplicadas.

No último dia 10 de setembro, Akel foi eleito reitor durante processo de votação do qual participaram mais de 10,1 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. A eleição aconteceu com 58% dos votos válidos.

Voltar ao topo