Xavier solicita mais leitos de UTI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende reverter, ainda neste ano, a situação do déficit de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado. O secretário Cláudio Xavier apresentou, no final da tarde de ontem,, ao ministro da Saúde, Humberto Costa, em Brasília, o projeto de criação de mais 279 leitos de UTI (adulto, pediátrica e neonatal). Isso acabará com o déficit, que é hoje de 172 leitos, e garantirá atendimento integral em todas as regiões. “Não podemos nos contentar com um número mínimo de leitos”, diz Xavier.

O secretário também apresentou a Costa pedido de credenciamento, em caráter emergencial, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de 14 leitos na UTI de adultos de três hospitais de Ponta Grossa. Desses, 10 são no Hospital Pinheiros, dois no Bom Jesus e dois na Santa Casa. A cidade, que é a sede da 3.ª Regional de Saúde, é a que se encontra em situação mais grave do Estado, com 18 leitos disponíveis em UTI para uma população de 550 mil habitantes na região. Com a autorização do MS, os 14 leitos começarão a funcionar já em agosto.

Em Ponta Grossa, a Secretaria da Saúde já anunciou liberação de verba de R$ 100 mil mensais para a manutenção de seis leitos na UTI Neonatal da Santa Casa e de R$ 240 mil para a compra de equipamentos para outros seis leitos da UTI pediátrica no Hospital Infantil. Com o funcionamento das novas UTIs, Ponta Grossa e região passarão de 18 para 44 leitos. “Estamos solucionando em pouco tempo, com apoio do governo federal e estadual, uma situação que persiste há vários anos”, lembra Xavier.

O Paraná possui, hoje, 803 leitos de UTI com atendimento pelo SUS. Com o credenciamento de mais 279, poderá normalizar o atendimento em todas as regiões do Estado. Até agora, o MS já autorizou mais 122 leitos para o Estado. A Secretaria da Saúde finalizará na próxima semana a distribuição dos novos leitos. Das 22 Regionais de Saúde, as que têm maior déficit de UTIs, além de Ponta Grossa (- 53 leitos hoje), são: 1.ª (Paranaguá, – 21 leitos), 8.ª (Francisco Beltrão, – 18 leitos), 11.ª (Campo Mourão, – 24 leitos), 14ª (Paranavaí , – 19 leitos), 18.ª (Cornélio Procópio, – 17 leitos) e 19.ª (Jacarezinho, – 21 leitos).

Voltar ao topo