Xapinhal recebe novas obras de regularização

A Cohab de Curitiba iniciou nesta semana uma nova frente de obras do projeto de regularização e urbanização da ocupação conhecida como Xapinhal. A área está localizada no bairro do Sítio Cercado, zona sul da cidade, e faz parte do programa Nossa Vila, de intervenção em bolsões de sub-habitação.

Nesta etapa, serão executadas obras de redes de água, esgoto, pavimentação e construção de equipamentos comunitários: uma creche, um centro comunitário e uma praça. O projeto conta com financiamento do programa Habitar Brasil, do governo federal e prevê recursos globais de R$ 9,4 milhões.

Esta é a segunda frente de obras iniciada no Xapinhal. Há vinte dias, começaram os trabalhos para implantação de um loteamento, Novo Horizonte, com 529 unidades, também no Sítio Cercado, para receber as famílias que serão relocadas do Xapinhal. Isso porque estão em situação de risco, morando em fundo de vale ou em pontos muito adensados da ocupação.

De acordo com a proposta de intervenção no Xapinhal, a maior parte das 2,3 mil famílias que mora na área vai permanecer no local. Cerca de 30% dos moradores serão relocados. Além das 529 famílias que irão para o Novo Horizonte, também está previsto o remanejamento de 163 casas dentro da mesma área.

Complexo

De acordo com o presidente da Cohab, Armando Deboni, o projeto do Xapinhal é um dos mais complexos já realizados pelo município em uma ocupação irregular. Ele prevê o assentamento de cerca de 1,6 mil famílias na própria área, que receberá obras de infra-estrutura e construção de equipamentos comunitários. Além disso, está prevista a realização de um programa de desenvolvimento social junto aos moradores e ações para recuperação ambiental das margens do córrego Arroio Cercado.

A urbanização do Xapinhal será feita em etapas, porque parte das obras incluídas no projeto só poderá ser executada após a relocação dos moradores. Este é o caso, por exemplo, da recuperação do fundo de vale, que será iniciada depois da remoção das casas. Da mesma forma, a organização do sistema viário na parte mais adensada da ocupação só será possível com o remanejamento dos lotes.

Neste primeiro momento, as obras no Xapinhal estão concentradas na parte mais antiga da ocupação, onde a Cohab já havia feito uma intervenção e organizado a distribuição dos lotes. Naquele local estará sendo executada a pavimentação das vias. Já as redes de água e esgoto beneficiarão os moradores mais recentes, que hoje só dispõe de torneira comunitária para o abastecimento doméstico e não têm nenhum tipo de saneamento.

Voltar ao topo