Waltel faz homenagem a bibliotecários

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) homenageia hoje o Dia do Bibliotecário, com uma jornada comemorativa. Haverá palestras, debates e recital do pianista Waltel Branco. A entrada é gratuita.

As atividades começam às 10h, com palestra sobre a organização na informação, proferida por funcionários da própria biblioteca pública. Depois haverá pausa para o almoço e às 14h, palestra sobre os direitos autorais, com Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Às 16h, Tânia Maria W. Collaço e Moema Michaeli, ambas funcionárias do Arquivo Público do Estado, darão palestra sobre a organização de documentos arquivísticos.

A partir das 18h, no Auditório Paul Garfunkel, haverá recital de Waltel Branco. O compositor, regente, arranjador e instrumentista lembrará o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia do Bibliotecário (12 de março), com dezesseis músicas de sua autoria ? Tributo às Mulheres ?, além da exibição de um vídeo sobre o poema Rio Iguaçu, escrito pelo deputado estadual Rafael Greca e musicado pelo compositor.

Aluno de Mossurunga

Nascido em Paranaguá, Waltel deu início à sua formação aos 12 anos, em Curitiba, estudando violão com o professor Bento Mossurunga. Enquanto cursava o Seminário Franciscano, estudou canto gregoriano. Antes de receber a ordenação, em 1949, deixou o seminário, mas não abandonou os estudos musicais. Como arranjador, diretor musical e violonista foi a Cuba, naquele mesmo ano, acompanhando a cantora Lia Ray. Apresentou-se, também, com Perez Prado, Mongo Santamaria e Chico O?Farrellm.

Em 1950 mudou-se para os EUA. Depois apresentou-se em Roma, com Dorival Caymmi e João Gilberto. Foi regente da Orquestra Jovem de Santa Cecília, da Itália. Em seguida foi à França e estudou na Escola Cantorum. Na Espanha participou do Festival da Otis, acompanhando Maria Creusa.

No Brasil, fez arranjos para João Gilberto, Vanusa, Cazuza, Agepê, Zé Kéti, Rosa Passos, Roberto Carlos, Peri Ribeiro e Sérgio Ricardo, entre outros músicos. Sua obra é composta de músicas clássicas e populares.

Serviço

– Tributo às Mulheres, com Waltel Branco, na Rua Cândido Lopes, 133. Informações: (41) 322-9800, 322-4878 e 9982-6836, com Alície.

Voltar ao topo