Voluntários ajudam mulher que teve casa destruída

Grupo de voluntários deu inicio à solução do problema que a aposentada Maria Evani Gonçalves, 64, enfrenta há mais de um mês, desde que sua casa foi atingida por um eucalipto durante o temporal que atingiu cidade no dia 10 do mês passado. Ontem, oito integrantes do grupo “Os Jaguara” concluíram a retirada da árvore do terreno e agora buscam doações para reconstruir a casa no Bom Retiro. Entre os voluntários está o fotógrafo da Tribuna e Paraná Online, Gerson Klaina.

Os voluntários trabalharam por seis horas, entre quinta-feira ontem, e retiraram do local cerca de oito toneladas de madeira. A árvore que atingiu a casa tinha aproximadamente 60 metros e ultrapassou a área do terreno. Na queda, no mês passado, o eucalipto destruiu eletrodomésticos e por pouco não acertou a moradora.

Doações

Agora que o trabalho foi iniciado, os voluntários estão pedindo doações de materiais para reconstruir a casa da aposentada e a adesão de mais pessoas para a tarefa. Solicitam telhas, vigas, caibro e tábuas. “Já limpamos o terreno e agora precisamos de alguém que entenda de construção para ajudar com a casa”, disse o voluntário e jornalista Carlos Eduardo Kiatkoski.

Maria Evani não quis falar com a reportagem, mas afirmou aos voluntários que estava aborrecida porque recebeu ligações criticando a ajuda e afirmando que ela deveria procurar a prefeitura. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclareceu que, por se tratar de terreno particular, a responsabilidade da retirada da madeira é do proprietário. Os técnicos da prefeitura só comparecem aos locais caso sejam chamados pela Central 156, para avaliar possíveis riscos de queda de árvores.

Veja na galeria de fotos os voluntários.

Voltar ao topo