A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) inicia nesta terça-feira (2) a instalação do projeto-piloto de um radar que irá medir a velocidade média dos veículos em um determinado trecho de uma via. O novo equipamento integra a programação de novas tecnologias de trânsito que estão sendo testadas pela Prefeitura de Curitiba.

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O local selecionado para os testes do novo radar é a Avenida Fredolin Wolf. Desta terça (2) a sexta-feira (5) serão instalados dois pares de equipamentos, nos dois sentidos da via. O radar irá calcular a velocidade média dos veículos entre dois pontos de medição que ficam distantes cerca de 950 metros. A velocidade média será calculada pelo tempo que o veículo percorre a distância.

O radar do projeto-piloto, da empresa Consilux, é do mesmo tipo de equipamento utilizado para medir o excesso de velocidade nas ruas da cidade, mas operando com a função extra do cálculo de velocidade média. Assim como todos os projetos-pilotos que estão sendo realizados pela Setran – como o aplicativo Pango para pagar Estacionamento do Regulamentado (EstaR) e o sinaleiro inteligente para idosos – não há custos para a Prefeitura na realização dos testes. Com essas novas tecnologias, a atual gestão da Prefeitura de Curitiba implanta o programa Curitiba Mais Inteligente, que garante inovação e melhores serviços para o cidadão.

“A intenção deste teste é verificar o comportamento do condutor enquanto percorre toda a via. Nota-se que, atualmente, há apenas uma redução pontual dos condutores quando estão próximos e passam por um radar de fiscalização de velocidade. Após passar o radar, os motoristas tendem a aumentar novamente a velocidade e exceder o permitido na via”, diz o coordenador de fiscalização eletrônica da Setran, Marcio de Souza.

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A autuação por excesso de velocidade através do cálculo de velocidade média não está prevista no Código Brasileiro de Trânsito. A proposta está sendo estudada por especialistas do setor e precisa ser debatida e aprovada pelas câmaras temáticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para depois ser incluída na legislação de trânsito do País.

“Mas enquanto uma legislação específica não é aprovada, o equipamento pode fazer o cálculo médio de velocidade em algumas ruas da cidade para saber como está o trânsito em determinado período do dia. Essa informação pode ser repassada aos motoristas para uma melhor decisão em quais caminhos deve seguir em seu trajeto”, informa Souza.

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Os testes na Avenida Fredolin Wolf têm previsão de duração de 90 dias. A avaliação do projeto-piloto será feita pela comissão especial de novas tecnologias organizada pela Setran em parceria com professores e técnicos da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Positivo.