Serviço

Você sabia? Segunda via da carteira de identidade pode ser pedida via internet

O Paraná é o primeiro estado brasileiro em que a segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela internet. Por enquanto, o serviço, que foi implantado nesta segunda-feira (22), está disponível para moradores de Curitiba e Cascavel. A previsão é que demais cidades tenham acesso ao projeto em até 30 dias.

A solicitação da segunda via do RG pela internet é um projeto da Polícia Civil em parceria com a Celepar. A carteira de identidade é expedida após a confirmação do pagamento da taxa e enviada ao local escolhido pelo solicitante em um prazo de três dias úteis, se for para a capital, e até sete dias, para cidades do interior.

“Além de sermos pioneiros na implantação do projeto, teremos condições de atender milhões de usuários, facilitando a vida da população”, disse o delegado-geral da PC, Júlio César dos Reis. Segundo ele, a intenção é melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Instituto de Identificação (IIPR) à população.

Requisitos

Para ter direito a “2ª Via Rápida”, é necessário ter feito o documento de identidade no Paraná nos últimos três anos. O próprio sistema confirmará se o usuário está apto ou não para utilizar o serviço.

A 2ª Via solicitada pela internet não vai possibilitar alteração de dados ou imagens. Nesses casos, a solicitação deverá ser realizada pessoalmente no IIPR, após agendamento prévio.

“O usuário que cadastrar seu celular ainda receberá uma mensagem confirmando que o documento está pronto para ser retirado”, ressaltou o diretor do IIPR, Marcus Michelotto. Ele explicou ainda que a entrega do documento será feita através do reconhecimento biométrico do cidadão no posto de identificação escolhido.

No caso de crianças e adolescentes, a entrega dos documentos será feita aos pais ou representantes legais, mediante apresentação de documentos.

Abrangência

De acordo com a PC, as cidades que devem receber o projeto são: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, São Matheus do Sul, União da Vitoria, Umuarama, Paranavaí, Guarapuava e Paranaguá.