SELO260706.jpgOutro momento marcante na história de Curitiba e que ganhou grande destaque nas páginas de O Estado do Paraná foi a visita do papa João Paulo II à cidade. No dia 6 de julho de 1980, dia seguinte à chegada do sacerdote à capital paranaense, O Estado destacava na manchete: ?A todos abençôo de coração?, a frase dita pelo papa na benção ao povo curitibano.

continua após a publicidade

Naquela edição, foram mais três páginas internas mostrando todos os passos de João Paulo II na cidade, além do editorial, que destacava o poder do papa, capaz de reunir milhões de pessoas: ?Um poder além da força deste mundo, que nenhum estadista ou governo pode usufruir?.

Além das ações do papa, que foi homenageado pela comunidade polonesa no estádio Couto Pereira, o jornal também destacou o sacrifício dos fiéis para ver o pontífice. Mostrou as cerca de 1 milhão de pessoas que se aglomeravam no trajeto entre o Aeroporto Afonso Pena e o estádio, as famílias que vieram do interior só para ver o papa e o pessoal que acampou na sexta-feira no Centro Cívico para garantir um bom lugar na missa de domingo.

No dia 8 de julho (dia seguinte à partida do papa de Curitiba), a visita ganhou, além da capa, mais seis páginas do jornal, que disse ter sido impossível contar o número de fiéis que participaram da missa. Segundo a reportagem, a multidão tomou toda a Avenida Cândido de Abreu. O Estado destacava a menção do papa à diversidade de raças do povo brasileiro, todas unidas para ?ouvir a boa nova de Jesus Cristo?.

continua após a publicidade

Um dos destaques jornalísticos da visita do papa foi a cobertura fotográfica do jornal. E, na semana seguinte à visita de João Paulo II, O Estado abriu espaço para a publicação de uma série de fotos do papa com o povo curitibano. ?Até o Vaticano pediu minhas fotos?, revela Lucimar do Carmo, um dos fotojornalistas responsáveis pela cobertura do evento.