Violência traz blindagem de veículos a Curitiba

Há cerca de dez anos, só se falava de carro blindado em Curitiba para lembrar de alguma cena de filme policial americano ou para gozar paulistas e cariocas, aterrorizados com a violência urbana. Mas os reflexos do crescimento da cidade, que cada vez mais atrai gente em busca da “capital social” começam a aparecer.

O inchaço das periferias urbanas e o conseqüente aumento dos índices de assaltos, homicídios e seqüestros trouxe medo e preocupação para os curitibanos. Os donos de veículos mais caros, principalmente importados, alvos óbvios dos criminosos, passaram a procurar empresas de blindagem.

“Já trabalhamos com vários clientes curitibanos. Pegamos o carro aí em Curitiba, trouxemos para cá, blindamos e levamos de volta”, explica Duarte Moraes, gerente de marketing da Armor Blindagem, uma das mais tradicionais entre as dezenas de blindadoras de São Paulo. Desde o começo do ano, no entanto, não é mais necessário o deslocamento até São Paulo. A curitibana Eurocar, que há dez anos trabalha com mecânica para carros, principalmente importados, decidiu apostar no mercado. “É uma coisa que não tinha em Curitiba e sabíamos que o pessoal ia para outros lugares atrás do serviço. Começamos agora e as coisas ainda estão devagar, mas a tendência é crescer”, diz o gerente-geral da Eurocar Luís Pires.

A empresa deve blindar seu terceiro caro na semana que vem. O trabalho já foi feito em um Golf e atualmente uma perua da BMW está sendo blindada. A operação de blindagem custa, segundo Luís, entre R$ 40 mil e R$ 70 mil. “Depende do modelo e do nível da blindagem”, explica.

O trabalho dura entre 20 e 30 dias e é feito por um técnico que recebe treinamento especial. De acordo com o gerente da empresa, a tecnologia da Eurocar é a mesma das principias empresas de São Paulo. “Custa bastante, leva um tempo mas o resultado compensa. Segura até tiro de 12 (arma calibre 12)”, garante.

A Eurocar e a Servopa já negociam a exibição de um dos veículos na concessionária. “Vamos fazer um teste. Alguns clientes já perguntaram na concessionária sobre blindagem, vamos ver o que dá. Ë um setor que pode crescer”, arrisca Marcos Rossi, gerente comercial da Servopa.

Concorrência

A Eurocar deve começar a enfrentar concorrência em breve. O potencial do mercado curitibano chamou a atenção da Armor, que está finalizando a instalação de uma filial em Curitiba. “Vamos terceirizar as operações que passam a ser feitas aí”, diz Duarte. “Ainda não é uma guerra civil como São Paulo, mas o curitibano que tem dinheiro e pode gastar essa quantia pela segurança está procurando a blindagem”, diz.

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