Violência na TV é tema de palestra em Londrina

O fascínio da TV e a presença de violência nos desenhos animados interessaram tanto os professores que estes resolveram aplicar o assunto aos pais. Amanhã, duas professoras da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, representantes do Canal Cem, vão falar aos pais dos alunos da Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves sobre o assunto, a convite dos professores da escola.

Os pais podem optar por assistir a palestra, que tem duração de uma hora e meia, às 10h ou às 15h30, na própria escola. A palestrante, professora Dulce Moura Leão, adiantou que o tema debatido será o modo, as técnicas, que a televisão utiliza para prender a atenção e emocionar o espectador. Como a criança assiste, por muito tempo, a desenhos, será abordado o conteúdo divulgado nesses programas, contendo violência.

“O objetivo é despertar o senso crítico dos pais quanto à TV para que selecionem a programação que os filhos assistem. Existem alternativas de entretenimento para criança, como ler e brincar”, comentou a professora Dulce. Normalmente, as palestras são dirigidas aos professores e esta foi a primeira vez que foi solicitado para outro público.

As palestras são oferecidas, paralelamente à veiculação dos programas, pelo Canal Cem, no ar desde 1995. Os assuntos, proferidos por duas palestrantes da Secretaria, percorrem também novelas, telejornais e programas de auditórios. “O objetivo das palestras é dar subsídio aos professores para aprenderem a trabalhar o conteúdo em sala de aula”, explicou Dulce.

Voltar ao topo