Vila Torres ganha parque de reciclagem

O prefeito Beto Richa entregou nesta quarta-feira (12), às 10h da manhã, na Vila Torres, mais um parque de reciclagem do programa Ecocidadão, o terceiro da cidade. O parque vai organizar a coleta informal de materiais recicláveis feita por 100 trabalhadores da vila vinculados à Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana (Catamare), apoiada pelo Instituto Lixo e Cidadania.

Assim como os parques no Boqueirão e Cajuru, a unidade do Ecocidadão na Vila das Torres está equipada com prensa, balança, empilhadeira e bancadas de separação de materiais. O espaço conta com refeitório, banheiros com chuveiros e área para carrinhos. A administração será feita pela Organização Não Governamental Aliança Empreendedora, com apoio da Fundação Vida e Natureza.

O Ecocidadão é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Fundação de Ação Social (FAS). Um dos principais objetivos é eliminar os atravessadores da cadeia produtiva da reciclagem e melhorar a renda dos catadores. O programa prevê mais 22 parques em regiões estratégicas da cidade. Dois deles serão entregues até janeiro de 2009: no Capão Raso e mais um na Vila Torres, que já está sendo estruturado sob o viaduto do Capanema.