Vila Isabel abriga “Templo das Musas”

No bairro Vila Isabel, no antigo Bosque do Retiro Saudoso, a cidade de Curitiba abriga o Templo das Musas, entidade pertencente ao Instituto Neo-Pitagórico, que baseia seus estudos na metodologia da escola do filósofo grego Pitágoras, criada no século VI a.C. Inaugurado em 22 de setembro de 1918, o templo está completando 86 anos de criação.

O lugar é dedicado ao estudo das ciências, das letras, da filosofia e das religiões. Mensalmente, promove palestras e encontros com a finalidade de discutir valores morais e intelectuais. Às pessoas interessadas em todo Brasil, promove cursos a distância sobre Filosofia, Cibernética, História das Religiões, Parapsicologia, Ocultismo, Pitagorismo, entre outros assuntos.

“A finalidade das atividades promovidas pelo templo é o aperfeiçoamento do ser, através do estudo e da meditação”, explica o presidente e guardião do lugar, Rosala Garzuze. “Os estudos têm por objetivo a paz, a fraternidade e a solidariedade universais, independente de raça, pátria, religião, sexo ou idade”.

Oferta

Atualmente, o templo oferece sete cursos a distância, com duração de um a dois anos. Segundo Rosala, os cursos obrigam os estudantes a pensar e meditar. Os professores responsáveis atuam apenas como orientadores. “Podem fazer os cursos pessoas ligadas a todas as atividades profissionais. Basta haver interesse”, diz. “No final, elas recebem um diploma de conclusão.”

O templo também abriga uma réplica do túmulo de Pitágoras, localizado em Atenas, na Grécia, e uma biblioteca com cerca de 15 mil títulos. Os livros não podem ser emprestados, mas podem ser consultados por todos no próprio local.

Serviço O Templo das Musas fica na Rua Bororós, 460, na Vila Isabel. Interessado nos cursos por correspondência ou nas outras atividades oferecidas podem entrar em contato pelo telefone (41) 242-1840.

Voltar ao topo