Vila da Madeira na internet

A Vila da Madeira, projeto da Prefeitura da capital para preservar um dos aspectos mais significativos da arquitetura da cidade, já pode ser visitada na internet. A iniciativa é de um grupo de alunos do segundo ano do curso de Desenho Industrial do Unicenp que, sob supervisão do professor Renato Bertão, construíram um portal www.vilavirtualdamadeira.hpg.com.br, reunindo exemplos significativos da arquitetura em madeira em Curitiba. O portal mostra 42 casas antigas, com fotos, informações sobre os imóveis e história das famílias proprietárias.

O trabalho dos estudantes teve o apoio da Prefeitura, que cedeu o material de apoio para a pesquisa das edificações. O ponto de partida foi um levantamento feito a pedido do Ippuc, pelo professor Key Imaguire Júnior, arquiteto e professor da Universidade Federal do Paraná, que identificou 100 exemplares representativos da arquitetura em madeira do início do século passado.

O levantamento visava subsidiar o projeto da Vila da Madeira, que está incluído na proposta de criação do Linhão do Turismo um grande eixo que corta as regiões oeste e norte da cidade, onde se pretende estimular atividades ligados ao turismo e entretenimento. A idéia é criar a Vila num dos parques da cidade, reunindo pelo menos 20 entre as 100 edificações identificadas por Imaguire, numa espécie de museu ao ar livre.

Voltar ao topo