Copa 2014

Vigilância Sanitária fará inspeção em hotéis para Copa

A Vigilância Sanitária de Curitiba realizou, nesta quinta-feira (12), uma audiência pública com representantes dos 54 hotéis da cidade credenciados pela Fifa para a Copa do Mundo. O encontrou teve o objetivo de explicar a inspeção que será feita pelos técnicos da Vigilância nesses estabelecimentos a partir de janeiro de 2014.

“A realização de um evento como a Copa do Mundo é uma oportunidade para que todos os segmentos da cidade aprimorem ainda mais os serviços que oferecem à população. Os turistas que vierem a Curitiba terão a certeza de que os hotéis certificados estão preparados para recebê-los com qualidade e segurança”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.

No encontro foram abordados temas como limpeza e higienização dos quartos, banheiros, roupas de cama e banho e restaurantes, a acessibilidade dos hospedes e segurança alimentar e do trabalhador.

De acordo com Luiz Armando Erthal, diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria, a Vigilância Sanitária realiza periodicamente a fiscalização na rede hoteleira. “Já realizamos este trabalho, mas é a primeira vez que vamos discutir um roteiro mais abrangente para a fiscalização. Estamos verificando cada ponto deste roteiro com os representantes dos hotéis para que todos possam tirar suas dúvidas e se adequar as normas”.

Durante o evento, os técnicos também falaram sobre saúde do trabalhador e a importância da vacinação dos profissionais para a prevenção de doenças circulantes em outros países.

Hotéis

Para a gerente regional da rede de hotéis Slavieiro, Suzi Almeida, o evento foi importante para tirar todas as dúvidas sobre a adequação dos hotéis da rede, principalmente no que diz respeito à acessibilidade.

“Este ano foi a primeira vez que a vigilância também fiscalizou sobre os trabalhadores, higiene e limpeza dos quartos. Anteriormente só fiscalizavam os restaurantes e bebidas do hotel. Aqui conseguimos ver como solucionar os problemas que nos aparecem no cotidiano do hotel e nos adequar para receber ainda melhor nossos hóspedes”.

“De maneira geral, a rede hoteleira de Curitiba foi renovada nos últimos anos, mas a atualização dos serviços e normas de segurança para receber os turistas sempre é importante”, frisou João Jacob Mehl, vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação.