Desrespeito aos clientes

Vigilância recolherá produtos de alisamento de salões

A Vigilância Sanitária irá recolher produtos de alisamento capilar usados por salões de beleza. A medida foi anunciada ontem, após levantamento que apontou o uso dos materiais com índices de formaldeído – formol -diferentes dos apresentados nas embalagens. Entre as 11 amostras coletadas, oito apresentaram índices muito superiores aos 0,2% permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em três os rótulos não respeitavam as normas.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a concentração de formol foi a principal irregularidade encontrada, chegando a ser 48 vezes maior que o permitido. As amostras foram coletadas em dezembro do ano passado e o resultado foi concluído na sexta-feira. Antes do recolhimento dos produtos que ainda estão no mercado, os proprietários dos salões de beleza serão comunicados. “Não existem níveis seguros para a exposição ao formol, por isso, é fundamental que usuários e trabalhadores estejam atentos para não usar esses produtos, que alguns casos podem causar doenças graves”, destacou o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Armando Herthal.

Proibidos

Os produtos reprovados pelo levantamento da Vigilância Sanitária são: Tratamento Capilar Marroquino Cítrico (Biotype Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.); Máscara Reconstrutora Catiônica Lindorel (Le Pieri Cosméticas Ltda.); Lisse Tratamento Capilar Europeu Etapa 2 (Peniel); Nectariumanti-volume 2 (Alzira MannrichKindlein ME); Kera-X Restauração Instantânea -Agi Max (RH Cosméticos); Tratamento de Queratina Boost K Hair (MilevaGroupe); Tratamento Capilar Marroquino Inoar (Biotype Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.); Recondicionador Térmico Express London (Mary Hill Perfumes Ltda.); Gel Redutor Suaviza Cachos e Volumes (Eiffel Cosméticos); Condicionador Tratamento Progressivo Elegance/Sofistik In Hair (Alquiminas Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.) e Selante Máscara Reconstrutora/Eiffel Cosméticos (Farmoderm Cosméticos Ltda).

Voltar ao topo