Vicentino São José festeja um século de atividades

O colégio Vicentino São José, em Curitiba, está completando cem anos. As comemorações têm início amanhã, com a abertura da sexta edição dos Jogos Intercolegiais Vicentinos, no ginásio do Tarumã. A Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, mantenedora do colégio, foi fundada há cerca de quatrocentos anos, na França. As freiras chegaram a Curitiba em 17 de outubro de 1904. Em 18 de novembro do mesmo ano, as atividades do colégio tiveram início.

“No começo, o colégio atendia aos poloneses da capital”, conta a diretora Maria Geralda Coelho. Atualmente, também há colégios da congregação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Paraná, são mantidas 43 obras socioeducativas. Só no colégio, que mantém turmas da pré-escola ao ensino médio, estão matriculados cerca de oitocentos alunos. “Nestes cem anos, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo colégio”, comenta Maria Geralda.

Uma das prioridades do colégio é fazer com que seus alunos desenvolvam consciência da importância de prestar trabalhos sociais. “Temos projetos voltados à prevenção do uso de drogas, de combate à miséria e à fome e de preservação do meio ambiente”, explica a coordenadora pedagógica, Ana Maria Cardoso Pimenta.

Outro projeto, denominado “Apadrinhe uma Criança”, baseado no livro “Saber Cuidar”, do Frei Leonardo Boff”, faz com que alunos do colégio se tornem responsáveis por crianças carentes.

Voltar ao topo