Viaduto da João Negrão será transformado em passarela

O Viaduto João Negrão, mais conhecido como Ponte Preta, será restaurado e transformado em passarela para pedestres. A obra, que deve começar em dezembro, foi anunciada ontem pela Secretaria da Cultura.

A ponte é alvo de polêmica na cidade. Tombada pelo Patrimônio Cultural do Estado desde 1976, a permanência da estrutura sobre a Rua João Negrão, no Rebouças, é questionada sempre que um veículo com altura superior à permitida para o local – 3,6 metros – fica entalado na ponte, causando prejuízos à estrutura e transtornos ao trânsito.

Com as obras de restauração, o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná espera que a obra seja preservada, porque a revitalização do entorno prevê reforço na sinalização com sinais luminosos e sonoros que indiquem sempre que um veículo ultrapassar a altura máxima permitida.

As obras também preveem a retirada da camada asfáltica sobre a João Negrão naquele trecho para a recuperação do calçamento original em paralelepípedo. A transformação servirá como redutor da velocidade, além de ser parte da ambientação do patrimônio histórico.