Vestibular indígena divulga resultado nesta terça-feira

A Comissão Universidade para os Índios (Cuia) divulga na tarde desta terça-feira (22) o resultado do 9º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. A edição deste ano foi realizada pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). O resultado será publicado no endereço www.unioeste.br/vestibularindigena.

São oferecidas 52 vagas – seis delas em cada uma das sete universidades estaduais envolvidas, além de outras dez na UFPR. Dos 242 candidatos inscritos, 172 compareceram às provas do processo seletivo, realizadas nos últimos dias 14 e 15 de dezembro.

Os vestibulandos fizeram prova oral de língua portuguesa e provas objetivas de português, língua estrangeira ou indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química, além de redação.

Além da Unioeste e da UFPR, também participam do processo as universidades estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro), Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranaguá.

As vagas nas instituições estaduais são reservadas a candidatos de etnias indígenas residentes no Paraná. No caso da UFPR, as vagas são abertas a candidatos de todas as etnias indígenas brasileiras. O vestibular indígena é realizado no Paraná desde 2002. A UFPR aderiu à iniciativa em 2004.