Vestibular da UTFPR acontece neste final de semana

As provas do Vestibular de Verão 2009 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) acontecem neste final de semana, dias 29 e 30, das 15h às 19h. Para esta edição, são oferecidas 2.602 vagas em 63 cursos. Destas, 216 serão para os cinco novos cursos nos 11 campi da instituição: Tecnologia em Processos Químicos, em Apucarana; Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura
em Física, em Curitiba; Engenharia Ambiental, em Francisco Beltrão; e Engenharia de Computação, em Pato Branco.

Em relação ao Vestibular de Verão 2008, houve um aumento de 22% no número de inscritos. Ao todo, 16.273 candidatos deverão participar das provas. Na edição de verão anterior, concorreram às vagas 13.350 candidatos.

Tecnologia em Mecatrônica Industrial, do Campus Curitiba, é o curso mais concorrido deste Vestibular, com 18.68 candidatos por vaga. Engenharia de Produção Civil está em segundo lugar, com 17.80. Em terceiro, Tecnologia em Processos Ambientais, com 15.50.

Entre os outros campi da UTFPR, os cursos mais concorridos são Tecnologia em Sistemas para Internet (8.45), de Campo Mourão; Engenharia Ambiental (9.30), de Londrina, e Agronomia (7.59), de Pato Branco.

Serão destinadas 50% das vagas em cada curso para quem tiver feito todo o ensino médio na rede pública. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 19 de dezembro.

Provas

Os candidatos devem comparecer aos locais de prova até as 14h45, portando o Cartão de Inscrição. Não será permitido o ingresso de qualquer candidato após esse horário. A prova terá duração total de quatro horas ou, para os candidatos que necessitarem utilizar o alfabeto Braille, quatro horas e trinta minutos.

No sábado, dia 29, será feita a prova de conhecimentos gerais; e no domingo, dia 30, as provas de redação e de conhecimentos específicos.

O candidato só poderá manter, sobre a carteira, documento oficial de identificação com foto, o cartão de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica, tinta
azul-escura.