Vestibular 2009 da UEL terá 23.096 candidatos

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu 23.096 inscrições para o Vestibular 2009. Do total, 933 candidatos ficaram isentos da taxa de inscrição e 372 receberam desconto, informou nesta quinta-feira (25) a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL. O professor Silvano Cesar da Costa, coordenador da Cops, disse que houve uma redução de 9% no total de inscritos, na comparação com o número de candidatos do Vestibular 2008, que registrou 25.363 inscritos.

“Estamos calculando a relação candidato por vaga dos 42 cursos de graduação, mas a princípio detectamos uma diminuição dos inscritos nos cursos noturnos” afirmou o professor. Outro fato que pode ter colaborado para a queda no número de inscritos no concurso da UEL é a expansão natural de cursos seqüenciais, de dois anos, que oferecem formação de tecnólogo.

As 3.050 vagas em 42 cursos de graduação serão preenchidas por dois sistemas – o universal e o de cotas, onde até 40% das vagas são reservadas para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino brasileiras e para os que se declararem negros. A 1.ª fase do vestibular será realizada em 9 de novembro, com prova de Conhecimentos Gerais.

A 2.ª fase está marcada para os dias 7, 8 e 9 de dezembro, com provas de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; Conhecimentos Específicos e Habilidade Específica, só para candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Artística e Música.

O resultado da 1.ª fase será divulgado no dia 25 de novembro, às 17 horas. A relação de aprovados na 2.ª fase sai no dia 16 de janeiro, às 12 horas. Em 2009, os aprovados farão o processo de pré-matrícula pela internet, no endereço eletrônico www.uel.br/prograd.