Vestibulandos da UFPR devem imprimir comprovante de ensalamento

Os 43.509 candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná devem imprimir até as 14 horas do próximo sábado (15) o comprovante de ensalamento da primeira fase do processo seletivo.

Disponível no endereço www.nc.ufpr.br, o documento será exigido para o acesso dos candidatos aos locais de prova.

A primeira fase do vestibular 2008-2009 do vestibular da UFPR acontece na tarde de domingo (16). Os portões serão fechados às 13h30min. A prova começa às 14 horas. Em Curitiba, serão 20 locais de prova. Em Palotina, outros quatro.

Até a tarde desta terça-feira (11), mais de 23 mil candidatos já haviam acessado seu comprovante de ensalamento. Para fazê-lo, os vestibulandos precisam informar o número do RG, a data de nascimento e o protocolo de inscrição.

Quem eventualmente perdeu o número do protocolo pode recuperá-lo através do próprio site do Núcleo de Concursos da UFPR, por meio do link “reimpressão de documentos”.

Além do comprovante de ensalamento, os candidatos devem apresentar o original de um documento oficial de identidade. Para realizar a prova, são necessários caneta esferográfica de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha.

Entre os documentos de identidade válidos estão cédulas de identidade expedidas pelas secretarias de segurança, carteira de trabalho e carteira de habilitação.

A prova da primeira fase será composta por 80 questões de conhecimentos gerais, sobre conteúdos do Ensino Médio. O tempo máximo para a resolução da prova é de cinco horas.

A relação dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular será divulgada até o dia 3 de dezembro. O número de aprovados varia conforme a relação candidato-vaga de cada curso. A expectativa do Núcleo de Concurso é de que sejam aprovados entre 14 e 15 mil candidatos.

Durante a prova, não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios, armas e aparelhos eletrônicos, nem usar bonés, gorros ou chapéus.

Também não é permitido consumir alimentos dentro das salas. Os candidatos podem levar água, em garrafas transparentes e sem rótulo.

Novas vagas

A UFPR oferece este ano um total de 5.204 vagas -27% a mais do que no ano passado. São 1.105 novas vagas, distribuídas em 21 novas opções de cursos e turnos.

Entre os cursos oferecidos pela universidade, os mais concorridos são Medicina (30,32 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (21,17); Jornalismo (19,70); e Direito Noturno (17,42). A relação candidato/vaga de todas as 88 opções de cursos da UFPR estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos.

Conforme o edital do vestibular, 20% do total de vagas (1.041) são reservadas para alunos que estudaram sempre em escola pública -as chamadas cotas sociais. Outros 20% são destinados a alunos negros. Dos 43,5 mil vestibulandos, 8.983 inscreveram-se nas cotas sociais. Outros 1.875, nas cotas raciais.

A UFPR reservou ainda uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência. A segunda fase do processo seletivo está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro.

Escola Técnica

Simultaneamente ao vestibular, a Escola Técnica da UFPR realiza seu processo seletivo neste domingo (16), em fase única.

No total, 3.051 candidatos disputam 370 vagas da Escola Técnica, distribuídas em três cursos que exigem ensino fundamental e em outros seis que exigem ensino médio.

Os cursos mais concorridos são Informática (34,16 candidatos por vaga), Ensino Médio (13,19), Contabilidade (8,23) e Radiologia (6,10). As provas acontecem em quatro locais.