Grande descoberta

‘Vespersaurus paranaensis’: conheça o 1º dinossauro legitimamente paranaense

Foi apresentado nesta quarta-feira na Universidade Estadual de Maringá (UEM) o fóssil do que seria o primeiro dinossauro legitimamente paranaense. O “Vespersaurus Paranaensis” viveu no Paraná há cerca de 90 milhões de anos e não registros dele em nenhum outro local do mundo. O fóssil foi descoberto no Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná.

Segundo o pesquisador do Laboratório de Paleontologia da Universidade de São Paulo (USP), unidade Ribeirão Preto, Max Lunter, foi feita ampla pesquisa para identificar o animal que era bípede e carnívoro. “E tem características únicas e até então desconhecidas. Foi o suficiente para apontarmos como uma espécie nova”, disse em entrevista à Rádio CBN.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O dinossauro paranaense é considerado de pequeno porte, medindo aproximadamente 1,5 metros. “Essa espécie tinha uma característica muito interessante, tinha apenas um único dedo de sustentação na pata. Então, mais ou menos igual aos cavalos de hoje em dia, ele se locomovia no suporte de apenas um dedo. As características do pé são únicas, nenhum animal que se conhece no mundo tem essas essas características, então foi até relativamente fácil definir que era uma espécie nova”, acrescentou o especialista ao site G1.

O nome foi dado em homenagem à cidade de Cruzeiro do Oeste e também ao estado de origem. “Vesper quer dizer Oeste e paranaensis por ser o primeiro dinossauro do Paraná”, concluiu o pesquisador, que teve ao seu lado representantes da UEM e também do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste.

Cruzeiro do Oeste tem cerca de 20 mil habitantes e os primeiros fósseis foram encontrados na região na década de 1970 por agricultores.