Vereador quer só produtos orgânicos nas merendas

Está em trâmite na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de autoria do vereador Paulo Salamuni (PMDB), que prevê a utilização de hortaliças, legumes e frutas de origem orgânica na merenda escolar da rede municipal de ensino da capital paranaense.

A idéia é de que, com o apoio de nutricionistas e técnicos no assunto, os produtos sem agrotóxicos passem a fazer parte da alimentação diária tanto de estudantes do ensino fundamental, quanto do ensino médio e supletivo.

O vereador conta que resolveu elaborar o projeto após perceber que, em geral, a merenda escolar da maioria dos estudantes é composta por uma grande quantidade de produtos ricos em açúcar e gordura.E que possuem pequena quantidade de ferro, cálcio e demais nutrientes fundamentais para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e mesmo de adultos.

“Hoje em dia, devido ao consumo exagerado de doces e frituras por parte das crianças, os adultos deixaram de ser as únicas vítimas de problemas como obesidade, diabetes e alta taxa de colesterol”, afirma. “Acredito que as crianças e adolescentes costumem comer poucas frutas, verduras e hortaliças por falta de hábito. A intenção é que elas descubram que existem alimentos que podem, ao mesmo tempo, ser saudáveis e saborosos.”

Outro objetivo do projeto, segundo Salamuni, é aumentar o interesse dos agricultores em relação ao cultivo de produtos orgânicos. “Depois que as escolas municipais incluírem os alimentos orgânicos na merenda, os agricultores devem passar a ter maior interesse em cultivar produtos sem agrotóxicos”, diz. “O projeto prevê que os produtos sejam fornecidos às escolas por agricultores que fazem parte do Cinturão Verde de Curitiba. Assim, também não haverá dúvidas sobre a procedência dos alimentos.”

Os custos da compra de produtos orgânicos para o município ainda não foram calculados. Atualmente, na maioria dos supermercados, os produtos sem agrotóxicos ainda são mais caros que os não orgânicos. Porém, para o vereador “saúde não tem preço”, e o maior custo acaba sendo compensado pela incidência de crianças mais saudáveis.

Nutrição

A nutricionista Karla Puspilnick Dória da Fonseca, da capital, ressalta a importância de os alimentos não conterem agrotóxicos. Estudos revelam que, ao longo do tempo, o consumo exagerado de agrotóxicos nas frutas, verduras e hortaliças pode causar sobrecarga aos rins, ao fígado e até mesmo provocar certos tipos de câncer.

Voltar ao topo