Verão terá mais chuvas e calor acima da média

Mesmo com o início do verão, no último sábado, o que os curitibanos realmente notaram foi o já tradicional frio típico de inverno. Mas o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) tranqüiliza. Quem for aproveitar suas férias no litoral e até mesmo na capital vai encontrar temperaturas agradáveis.

A temperatura deve ficar em torno de 2ºC acima da média ? na capital e no litoral. Junto com as temperaturas elevadas, chegam as tradicionais chuvas de verão, que também terão um aumento de 30% até fevereiro.

Segundo o Simepar, este início de verão com frio e chuva na capital foi provocado por uma frente fria que está de passagem pela região Sul. Outro fator que pode colaborar é o fenômeno El Niño ? aquecimento acima do normal das águas do Pacífico ? que provoca maior quantidade de chuva na região Sul e menor quantidade de chuva na região Nordeste. Já na região Sudeste as temperaturas são mais elevadas.

Médias

As médias históricas de temperatura e do índice pluviométrico, registradas pelo Simepar, são calculadas pelo período de 30 anos. A temperatura na capital teve as seguintes médias: mínima 13º e máxima 22º. Já no litoral as médias são: mínima 18º e máxima 27º. A média de chuva na capital é de 81 milímetros, no litoral a média é de 118 milímetros. O Simepar prevê um aumento de 30% até fevereiro.

Voltar ao topo