Paraná

Verão começa nesta sexta com previsão de chuvas fortes e muitos raios

Verão no Paraná promete chuvas fortes e muitos raios.
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Exatamente às 20h23 desta sexta-feira (21), tem início o tão aguardado verão deste ano. Mas, quem pensa que a estação será só de calor está enganado. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), nos primeiros dias o tempo fica abafado com chuvas regulares devido à umidade do ar em todas as regiões do Estado. A previsão indica temperaturas altas de sexta a domingo, com pancadas de chuva e muitos raios, principalmente à tarde e à noite.

Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, uma frente fria sobre o Oceano Atlântico próxima ao Litoral deixa a atmosfera instável no Paraná, provocando temporais localizados de sábado para domingo. Por esse motivo, o Natal deve ser chuvoso em quase todo o Estado.

+Leia também: Atenção, motorista! Trecho da Saldanha Marinho vai mudar de sentido!

O regime de chuva tende a seguir as médias normais para a estação em todas as regiões do Estado. São esperadas chuvas fortes com muitos raios e rajadas de vento, que podem causar enxurradas, inundações e outros impactos.

Segundo Kneib, historicamente o verão paranaense é chuvoso. “Sistemas atmosféricos de mesoescala associados ao maior aquecimento diurno e à disponibilidade de umidade causam chuvas intensas e localizadas de curta duração, com raios, vendavais e granizo em todas as regiões”, diz.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Temperaturas

De janeiro a março de 2019, as temperaturas tendem a ficar entre a normalidade e um pouco acima da normal em todas as regiões. “São esperados dias consecutivos com temperaturas muito elevadas em períodos sem chuva”, informa Kneib.

No entanto, as temperaturas tornam-se amenas quando frentes estacionárias no Oceano Atlântico próximas ao Litoral formam nuvens e desencadeiam chuvas entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias.

O verão ainda nem começou… mas já não tem mais ventilador nas lojas de Curitiba!