Verão começa quente e chuvoso

O verão, que começa hoje, às 23h12, será muito chuvoso e quente em todo Estado, devido à atuação do El Niño. O fenômeno, causado pelo aquecimento das águas do Pacífico, aumenta a evaporação de água, provocando um aumento da umidade. Resultado: estiagem, período de seca prolongado no Nordeste e muita chuva para o Sul do País. Segundo a meteorologista Odete Marlene Chiesa, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de que deverá chover 96 horas no verão paranaense.

Odete afirma que as temperaturas estarão mais amenas. “A temperatura mais elevada será na região Norte, com 32ºC”, diz. Já o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar, afirma que a temperatura estará em média 0,5ºC a 1ºC acima do normal. “Nas tardes de dezembro a fevereiro, na maior parte do tempo, a temperatura estará 28ºC”, conta Marcelo. Diz ainda, que no verão o El Niño atinge seu pico de atividade, tornando as chuvas mais intensas. O Simepar informa que a previsão para o verão 2002-2003 indica que será o verão mais chuvoso desde 1999.

Riscos

O excesso de chuvas poderá trazer danos, tanto na cidade causando enchentes, como no meio rural, prejudicando a agricultura. De acordo com a agrônoma Vera da Rocha Zardo, as chuvas atrapalharão a colheita de feijão, e se continuar chovendo até fevereiro afetarão também a colheita de milho e soja.

“O mais prejudicado será o feijão, pois é mais sensível”, conta. A agrônoma diz que com chuva, não se pode carpintar, fazer uso de tratores, o ataque dos fungos aumenta, entre outras coisas. “Caso as chuvas afete a colheita de feijão, com certeza o preço do grão irá subir”, informa.

Já no meio urbano, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a possibilidade de intensas provoca a expectativa de vários problemas. A maior preocupação é com os alagamentos nas planícies de rios e nas regiões com drenagem inadequada. Os eventos extremos poderão estar associados a ventanias e ocorrências de raios.

Voltar ao topo