Simepar

Verão começa hoje e promete ser muito quente

Os paranaenses podem esperar um verão com temperaturas acima da média histórica para o período. Nada de frio fora da época. O alerta vem da previsão climática do Instituto Tecnológico Simepar, que monitora o tempo e o clima no Paraná.

A nova estação começa hoje, às 21h38, e vai até o dia 20 de março. Os termômetros devem marcar de 1º C a 2º C acima da média de cada região do Estado. Na Grande Curitiba, por exemplo, a média entre as temperaturas máximas no verão é de 25,9º C em janeiro.

As temperaturas mais quentes são registradas no litoral (30,3º C). Os paranaenses, mesmo aqueles não viajam neste período, devem reforçar a hidratação e a aplicação de protetor solar para enfrentar tanto sol e calor.

Podem ocorrer ainda picos de 31 a 32º C na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ou temperaturas acima destas em outras localidades no Estado em virtude do tempo seco.

Isto está diretamente ligado às chuvas, que devem ficar próximas às médias históricas, segundo o Simepar. Normalmente, em janeiro, chove entre 120 e 420 mm no Estado, sendo que a mínima é registrada no oeste e a máxima, no litoral. Na RMC, os índices ficam entre 130 e 210 mm. Em fevereiro e em março, o Paraná segue com altos índices de precipitação.

La Niña

A estação que chega sofrerá influência do fenômeno La Niña, que deixa o tempo desregulado. A influência foi mais clara na primavera, com períodos de seca. Mas o verão ainda terá as características vindas com a La Niña. “A chuva deverá ser mais concentrada em alguns dias, em um volume maior”, comenta o meteorologista Reinaldo Kneib.

Com isto, o tempo ficará mais seco e a temperatura deverá aumentar. Há, ainda, risco de chuvas fortes com fortes rajadas de ventos, além de granizo. Kneib garante que o verão não terá a onda de frio verificada em dezembro.

Voltar ao topo